Artigo do Presidente da ACDBS, Osvaldo Sérvulo da Cunha, publicado no Jornal A Tribuna de 21 de outubro de 2022
imagem do post

O Jornal A Tribuna desta sexta-feira (21/10/2022) traz artigo do Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, Osvaldo Sérvulo da Cunha, sobre o Mês do Dentista. Confira o artigo abaixo:

Cirurgião Dentista é a força da Odontologia

Osvaldo Sérvulo da Cunha é Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS) e Coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Santos

O Mês de Outubro é dedicado ao Cirurgião Dentista. É quando comemoramos o Dia Internacional (03) e o Dia Nacional (25) de nossa Profissão. A frase “a Saúde começa pela boca” não é um clichê. É um fato que pode ser facilmente comprovado. Na boca existem milhares de bactérias que podem percorrer o corpo todo, pela corrente sanguínea devido a problemas dentários causando infecções ou até graves doenças em diferentes órgãos. Cuidar da Saúde Bucal é Medicina preventiva pura, e não um problema estético como muitos insistem em propagar.

O Cirurgião Dentista, ao lado dos outros profissionais da Odontologia, é personagem importante e que deve ser valorizado dentro do Sistema de Saúde Nacional. Uma boa saúde bucal é economia, pois impede agravamento de doenças mais perigosas. Ao todo somos 687.371 profissionais da Odontologia atuando no Brasil, sendo que 382.282 são Cirurgiões Dentistas, de acordo com dados atualizados do Conselho Federal de Odontologia (CFO). A excelência da Odontologia Brasileira é vista em números. Um bom exemplo é que os Cirurgiões Dentistas foram os profissionais da Saúde que menos foram infectados pela Covid-19. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 2.737 Cirurgiões Dentistas foram contaminados, 0,17% do total da profissão. Isso se deve aos rigorosos protocolos de higienização que a Odontologia exige de seus profissionais alguns até mais rigorosos que os da pandemia.

O excesso de Cirurgiões Dentistas no Brasil tem saturado nosso mercado, mas o CFO tem enfrentado esse problema. Prova disso, é a Ação Civil Pública do CFO visando impedir o aumento desenfreado de cursos de graduação em Odontologia, visando buscar mais qualidade na formação. A ação também tenta impedir o curso de EAD em Odontologia, um absurdo que o Ministério da Educação ensaia aprovar. Além disso, o CFO garantiu na Justiça o direito dos Cirurgiões Dentistas atuarem na Harmonização Facial, ampliando a área de atuação da classe.

Regionalmente, a Odontologia vive um momento único. Pela primeira vez em 62 anos, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é presidido por um Cirurgião Dentista da Baixada Santista: Braz Antunes Mattos Neto, um fervoroso defensor da Odontologia. Conseguimos unir dentro da sede da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS), o Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região e a Delegacia Regional do CROSP, facilitando e muito a vida dos profissionais que atuam na Região.

Estamos retomando com qualidade e inovação os cursos e as atividades dentro da ACDBS. As competições esportivas e os eventos sociais estão voltando com intensidade unindo a classe.

Na área pública, todas as cidades da Baixada contam com Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), atendendo dentro de todas as especialidades odontológicas a população que utiliza o Serviço Único de Saúde. Além disso, os hospitais da Região hoje contam com a Odontologia Hospitalar, graças à atuação firme de nossos representantes, em especial o então vereador Braz, ampliando o mercado de atuação para os profissionais da Região.

Estamos avançando e melhorando a Odontologia da Baixada. Mas precisamos da união de todos os Cirurgiões Dentistas. Participe das entidades de classe e colabore. Juntos somos mais fortes. Viva ao Cirurgião Dentista!! Viva a Odontologia!!! Seguimos juntos, fazendo a força da Odontologia Regional.