Artigo do Presidente do CROSP e Presidente da ACDBS (2001 a 2006 e 2010 a 2013), Braz Antunes Mattos Neto, publicado no Jornal A Tribuna de 21 de outubro de 2022
imagem do post

O Jornal A Tribuna desta terça-feira (25/10/2022) traz artigo do Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (2001 a 2006 e 2010 a 2013), Braz Antunes Mattos Neto, sobre o Dia do Dentista. Confira o artigo abaixo:

Aplausos à evolução do Cirurgião-Dentista brasileiro

Dr. Braz Antunes Mattos Neto é Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e Presidiu a ACDBS por três mandatos (2001 a 2006 e 2010 a2013).

25 de outubro é um dia muito mais que importante para nós, CirurgiõesDentistas brasileiros. Além de ser a data escolhida para nos homenagear, é o momento oportuno para refletirmos sobre todas as transformações que a Odontologia vem vivenciando desde 1790, mais precisamente a partir das ações de seu patrono, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, quando o ofício se restringia quase que somente às extrações dentárias. À época, as técnicas eram rudimentares, o instrumental inadequado e não havia qualquer forma de higiene. Anestesia, nem pensar.

Hoje, pouco mais de 230 anos depois, vivemos um momento absolutamente diferente. A Odontologia passou, e ainda vem passando, por transformações importantes e irreversíveis, resultado de muitos estudos e do avanço da ciência e da tecnologia.

E é exatamente isso que temos a comemorar neste 25 de outubro de 2022.

A Odontologia é uma das áreas em que mais investimentos em tecnologia são realizados. Os avanços científicos e tecnológicos fazem a diferença para pacientes e permitem que os Cirurgiões-Dentistas utilizem procedimentos menos invasivos, menos dolorosos e demorados e mais assertivos.

Quando participo de congressos, conferências e simpósios vejo como nossos colegas Cirurgiões-Dentistas vêm se dedicando a pesquisas superimportantes, como exames patológicos que utilizam os fluídos salivares até para identificar o desempenho de atletas, escâneres que facilitam e agilizam os exames e desenvolvimento de alinhadores estéticos ditos invisíveis e aparelhos fixos autoligados. Sem contar as evoluções em Cirurgias Bucomaxilofacial, na Harmonização Orofacial e na cirurgia guiada, que vem para auxiliar principalmente o planejamento de reabilitações orais com implantes.

Porém, apesar de todo esse avanço é preciso ressaltar as características mais importantes do Cirurgião-Dentista brasileiro, que são a coragem e o poder de se adaptar às situações mais adversas com criatividade, habilidade e muita dedicação.

E nos últimos dois anos conseguimos mostrar isso com excelência. Como profissionais da saúde, foi muito difícil enfrentar os dias difíceis trazidos pela pandemia da Covid-19, fosse nos consultórios ou nos hospitais, onde muitos de nós atuaram na linha de frente do atendimento a pacientes vítimas do Coronavírus.

Tivemos de evoluir mesmo num cenário pandêmico. Tudo precisou de ser feito de forma rápida. Então, as tecnologias e avanços que estavam previstos para serem colocados em prática gradativamente tiveram que ser testados e colocados em prática num período muito mais curto. E sim, juntos nós conseguimos.

Por isso, a Odontologia brasileira é respeitada em todo mundo, especialmente pela qualidade de seus profissionais.

Assim, seguimos fortes em nosso desafio de fazer a população compreender que a Odontologia é uma questão de saúde e deve ser rotineira, o que não é fácil em um país de dimensões continentais como o Brasil, com tantas realidades diferentes.

Parabenizo os mais de 109 mil Cirurgiões-Dentistas do estado de São Paulo. Que continuemos fortes e firmes em nosso propósito de cuidar da saúde de todos os indivíduos, olhando sempre para um futuro melhor e promissor.