Dia Mundial do Sorriso serve para cuidar da Saúde Bucal
imagem do post

Dia 28 de Abril é o Dia Mundial do Sorriso! A Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista preocupada com a Saúde Bucal geral da sociedade vem, nesse 28 de abril, chamar a atenção da população para a importância da saúde bucal. “Uma boa higiene bucal evita muitas infecções, não só na boca, mas no coração, no pulmão, já que a infecção pode se espalhar pela corrente sanguínea. Vamos nos conscientizar que uma higienização bem feita nos proporciona uma melhor qualidade de vida”, afirma o presidente da ACDBS, Osvaldo Sérvulo da Cunha. Sorrir é contagiante, faz bem para a saúde mental e física, além de tornar mais feliz a sua vida e a de quem está a sua volta. Então, os cuidados com os dentes não devem ficar de lado.

Nesse Dia do Sorriso, a ACDBS faz um alerta ao cidadão para a prevenção por meio da higiene bucal, evitando assim várias doenças causadas por infecção dentária. A prevenção deve ser o foco sempre. Além do sorriso, que melhora a autoestima do cidadão, é preciso ter a qualidade da saúde bucal de toda a população.

Para manter o sorriso em dia é preciso: Escovar os dentes 3 vezes por dia; Use fio e creme dental diariamente; Enxágue bem a boca após a escovação; Troque a escova periodicamente; Tenha uma alimentação saudável; Fique atento a feridas na boca que demoram a cicatrizar; Fumo e bebidas alcoólicas aumentam o risco de incidência do câncer de boca; Vá ao consultório odontológico regularmente, pelo menos a cada 6 meses.

E lembre-se: #Sorrirfazbem

Dia Mundial do Sorriso

Esta data comemorativa foi criada por Harvey Ball em 1999, um artista de Worcester, Massachussets. Ball em 1963 criou a imagem do smiley, reconhecida internacionalmente como símbolo do sorriso.

Harvey Ball nasceu em Worcester, em 1921. Buscando uma carreira no setor criativo, matriculou-se na Worcester Art Museum School ao terminar o ensino médio. Depois de servir no exército durante a Segunda Guerra Mundial, Ball retornou para sua cidade natal, onde trabalhou em diferentes agências de publicidade antes de finalmente abrir a própria empresa, Harvey Ball Art & Advertising, em 1959.

Um de seus clientes foi a companhia de seguros State Mutual Life Assurance Company of America, que encomendou um símbolo para uma campanha visando elevar o moral de seus funcionários após uma série de fusões e aquisições que causavam preocupação no staff. Ball recebeu a tarefa de criar um desenho para ser usado em botons. O design original consistia num círculo contendo apenas uma boca, mas o designer decidiu adicionar o par de olhos para garantir que a figura não se transformasse numa cara triste se colocada de cabeça para baixo.

Ele escolheu a cor amarela para que o design lembrasse o sol e desenhou um olho ligeiramente menor que o outro de propósito para humanizar o rosto através da imperfeição. A empresa utilizou o smiley face em botons, pôsteres e cartazes. O sucesso foi instantâneo.

Ao longo da década de 1960, a State Mutual Life Assurance Company of America distribuiria centenas de milhares de botons com o smiley face estampado. Harvey Ball recebeu apenas 45 dólares por sua criação. Nem a State Mutual Life Assurance Company of America nem o próprio Ball detinham os direitos autorais do projeto, e não demorou para que os smileys estivessem por toda parte.

Certa vez, perguntaram a Charles Ball, o filho de Harvey, se seu pai alguma vez se arrependeu de ter perdido a oportunidade de registrar o projeto. Ele respondeu: "Ele não era um cara movido a dinheiro".