Ambulantes da Praia de Santos apresentaram número elevado de lesões de Câncer Labial segundo estudo de Cirurgiões Dentistas
imagem do post

Os ambulantes que atuam na praia são mais vulneráveis a desenvolver câncer labial devido a alta exposição ao sol que acabam tendo em sua atividade profissional. Mas será que estão se protegendo de forma correta? A resposta é não!!! É o que mostra um levantamento epidemiológico realizado pela Universidade Santo Amaro (UNISA), com uma equipe de 40 Cirurgiões Dentistas previamente treinados, que percorreu toda a faixa de areia das praias de Santos entre o Emissário Submarino e o Aquário Municipal em 27 de maio de 2023 abordando todos os ambulantes que estavam exercendo suas atividades no dia. Ao todo, 187 ambulantes foram entrevistados e receberam um folder informativo com instruções sobre autoexame e proteção solar. Sessenta e seis desses ambulantes apresentaram lesões, ou seja mais de 35 % do total dos ambulantes que trabalharam na data. A ação contou com uma van de atendimento móvel instalada na Concha Acústica no Canal 3 que realizou 6 biópsias em ambulantes realizando exames de diagnóstico preciso com início de tratamento imediato. Os outros foram encaminhados para atendimentos agendados na hora no Centro de Especialidades Odontológicas da Prefeitura de Santos. A Campanha contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas (ABCD), Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD), Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS), Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região (Sindiodon) e da Associação Brasileira de Apoio e Combate ao Câncer Infanto Juvenil (Abraccii).

Coordenador da atividade e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da UNISA, Professor Doutor Caio Vinícius Roman Torres explica que quando o diagnóstico de lesão de câncer labial é tardio, o prognóstico é muito desfavorável: “O que preocupa no estudo é o alto número de casos de câncer labial nos ambulantes. 35% deles apresenta problemas, o que é um número relevante e mostra a importância dessa ação e do olhar do Poder Público para esse problema. Afinal, os tratamentos de câncer labial são muito mutilantes, paliativos e dispendiosos para o SUS, para as unidades hospitalares e planos de assistência médico-odontológicos. Quando o diagnóstico é feito nos estágios iniciais o câncer labial pode ser considerado curável”.

Fotos: Francisco Arrais/Divulgação

Dr. Caio Vinícius Roman Torres é o coordenador do estudo

Dr. Roman Torres esclarece que orientar os ambulantes e a população sobre a necessidade da eliminação dos fatores de risco associados ao desenvolvimento deste câncer é importante. “Se quem tiver predisposição e tiver exposição excessiva ao sol e tomar cuidados, pode evitar muitos problemas. Orientamos esse público e mostrar como realizar o autoexame de boca periódico, já que o câncer labial nas fases iniciais não apresenta sintomas”, explicou.

Para traçar um diagnóstico mais completo, os Cirurgiões Dentistas aplicaram um questionário com 15 perguntas sobre os hábitos dos ambulantes. Foram anotados telefone e e-mail e, caso haja indicativos de lesão, eles serão encaminhados para acompanhamento especializado. “O Centro de Especialidades Odontológicas da Prefeitura vai entrar em contato com este ambulante e ele terá todo um cuidado. A ideia é acompanhar como um todo, incluindo a parte médica. Porque se ele tem uma lesão no lábio, deve ter na pele também, além das outras partes da boca. Então, o começo é olhando o lábio, mas no final é uma atenção total”, explica Dr. Caio Roman-Torres, que atua também como profissional do CEO da Prefeitura de Santos, que complementou: “Vamos anotar todas as informações desses ambulantes e fazer uma busca ativa junto a quem for identificada alguma lesão. No ano que vem, voltamos para verificar se houve algum desenvolvimento e se os hábitos foram mudados depois dessas informações”, explicou.

Confira imagens da ação

A estudante de Odontologia Fernanda Souza fez parte do rol de voluntários. Para ela, atuar na prevenção é fundamental. “Se a lesão não for tratada no início, pode virar algo mais grave. Estes trabalhadores muitas vezes não têm assistência nem procuram atendimento porque trabalham muito, mas são os que mais necessitam por estarem expostos ao sol”. 

Ambulantes
A ambulante Adriana Carla Carrero, 42 anos, foi uma das que responderam o questionário. Ela chega a trabalhar até doze horas na praia em um carrinho de bebidas. Ela conta que fuma, agora bem menos que nos últimos anos, e não tem o hábito de usar protetor labial. Também não lembra quando foi a última vez que foi ao dentista. Ao ser abordada pelos profissionais, aprovou o cuidado e as informações. “Escutar informações sobre como se prevenir é bom. Gostei de saber da importância do protetor labial, que é algo que geralmente a gente não usa”.

Confira abaixo fotos do atendimento de Adriana

Outra ambulante que participou do estudo, Rosana Garcia (foto abaixo), 47 anos, que trabalha aos finais de semana na praia há dois anos e já usa protetor, também aprovou a campanha. “É importante saber como reconhecer para procurar ajuda, porque quando se detecta qualquer doença no início, o tratamento é melhor. É importante para deixar todo mundo bem consciente”.

Histórico
Não é a primeira vez que este trabalho preventivo é realizado. “Em 2019, realizamos essa ação nas praias de Santos, entrevistamos 140 ambulantes e distribuímos amostras grátis de protetor solar e labial, e alguns bonés que conseguimos junto as empresas apoiadoras. Naquela oportunidade, a Prefeitura de Santos disponibilizou 2000 folders explicativos que distribuímos aos ambulantes”, lembrou Torres. Em 2022, essa mesma atividade ocorreu na Cidade de Guarujá, com o apoio da Prefeitura do Município. “Percorremos as praias da Enseada e das Astúrias e avaliamos cerca de 180 ambulantes”, destacou o professor.

Apoios
Prefeito de Santos e Cirurgião Dentista, Dr. Rogério Santos, destacou a importância da atividade. “A Saúde Bucal é muito preventiva e apoiar atividades como essa da UNISA  que traz tratamento e conhecimento de qualidade aos ambulantes de nossas praias, com a participação de Cirurgiões Dentistas renomados, é obrigação nossa como Poder Público. Agora vamos atender esses ambulantes e criar programas de prevenção”.

Secretário de Saúde de Santos, Dr. Adriano Cattapreta, lembrou que parcerias com a sociedade civil organizada como essa ajuda muito a promover saúde na Cidade. “Participar dessa atividade preventiva, dentro inclusive de uma pesquisa universitária, é importante para termos a real dimensão do Câncer Labial nos ambulantes em nossas praias. Parabéns as duas universidades e a todas as entidades da Odontologia envolvidas nessa atividade impar”.

Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e Secretário Adjunto de Economia Criativa, Empreendedorismo e Turismo de Santos (Seectur), Dr. Braz Antunes Mattos Neto, esteve pessoalmente conferindo a ação (fotos abaixo) e enalteceu a participação dos Cirurgiões Dentistas da Cidade na atividade. “O Professor Dr. Caio Roman é de Santos, muitos Cirurgiões Dentistas envolvidos nesse estudo preventivo também e isso mostra que a Comunidade Odontológica da Cidade e de todo Estado de São Paulo tem real consciência de seu compromisso social e está disposta a colaborar com a sociedade. Por isso tenho muito orgulho em ser Cirurgião Dentista pois somente quem trabalha com Odontologia tem dimensão da dor de um câncer labial e do quanto é importante para os ambulantes este tipo de pesquisa”. 

Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS) e Coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Santos, Dr. Osvaldo Sérvulo da Cunha disse que o Cirurgião Dentista tem total conhecimento de sua responsabilidade social. “O profissional de Odontologia é muito solidário, principalmente aqui na Baixada Santista. Por isso, respondemos prontamente a convocação do colega Cirurgião Dentista, associado de nossa Entidade e coordenador da atividade, Dr. Caio Roman, disponibilizando nossa barraca de praia e nossa sede como pontos de apoio para essa atividade que previne um dos cânceres mais brutais que é o labial”.

Presidente do Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região (Sindiodon), Dr. Reinaldo Guedes Júnior, que também é um dos profissionais envolvidos na pesquisa (fotos abaixo), realça que este é um estudo único em nossa região. “É óbvio a exposição excessiva ao sol que os ambulantes em todas as praias de Santos e da Região sofrem. Ter um acompanhamento científico, técnico e preventivo dessa questão é um caso único que deve virar referência e exemplo para todas as praias do país. Com isso, mantemos a tradição inovadora da Odontologia de Santos e de toda Baixada Santista”.

Presidente da Associação Brasileira de Apoio e Combate ao Câncer Infanto Juvenil (Abraccii), cuja sede é em Santos, Raphael Diegues, lembra que muitos ambulantes acabam levando os filhos para acompanhá-los na praia e que essa pesquisa também ajudará a levar conhecimento à família. “Muitas crianças acabam indo acompanhar os pais no trabalho na praia e ficam expostos ao sol. Este estudo está mostrando aos ambulantes que são pais os cuidados necessários com a saúde labial de seus filhos na praia e tem total convergência com nossa atividade e existência, por isso apoiamos desde o primeiro momento”.

Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Dr. Wilson Chediek, destacou a atividade. “Mais uma vez a Odontologia Paulista leva sua brilhante performance científica a disposição da sociedade. Parabéns a todos os colegas que estarão nessa atividade e vamos, através da APCD incentivar o aprofundamento deste estudo de Câncer Labial em todas as praias paulistas”.

Presidente da Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas (ABCD) e Vice Presidente da APCD, Dr. Silvio Cecchetto está muito entusiasmado com o estudo. “A Prevenção é a melhor forma de promover Saúde e ver colegas Cirurgiões Dentistas empenhados em promover Saúde através de pesquisas científicas de campo é algo que, sem sombra de dúvida, enaltece a Odontologia brasileira”, comentou.

Imprensa
A atividade foi bastante divulgada na Imprensa da Baixada Santista. Veja abaixo os links das reportagens:

Tv Tribuna – Bom Dia Região - https://globoplay.globo.com/v/11535513/?s=0s

A Tribuna - https://www.atribuna.com.br/variedades/comportamento/cirurgioes-dentistas-orientam-sobre-a-prevencao-contra-o-cancer-de-boca-em-santos

Site da Prefeitura de Santos - https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/acao-na-praia-em-santos-neste-sabado-busca-identificar-cancer-labial-entre-ambulantes

Site da Prefeitura de Santos - https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/dentistas-examinam-ambulantes-na-orla-de-santos-em-alerta-sobre-cancer-labial

Costa Norte - https://costanorte.com.br/cidades/santos/em-santos-ac-o-na-praia-busca-identificar-cancer-labial-entre-ambulantes-1.422981

Site do CROSP - https://crosp.org.br/noticia/crosp-apoia-campanha-de-prevencao-de-cancer-labial/