ACDBS inaugurou Espaço Gastronômico em homenagem à Nídia Lafemina
imagem do post

A noite de sexta-feira (30/07) foi de muita emoção na Casa da Odontologia da Baixada Santista, sede da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS). Na oportunidade, em grande noite festiva, foi inaugurado o novo Espaço Gastronômico do Prédio, recém reformado pela Diretoria da ACDBS. O objetivo é dar aulas de gastronomia e culinária no Espaço ampliando o leque de cursos da Entidade. E, para marcar a inauguração, o novo espaço foi intitulado “Nídia da Silva Lafemina”, como maneira de homenagear e perpetuar o nome da grande professora de culinária e gastronomia da Cidade, com mais de cinco décadas de ofício. O evento reuniu diversos Cirurgiões Dentistas e outros alunas de Nídia Lafemina que foram cumprimentá-la.

Confira imagens do Evento

Presidente da ACDBS e também especialista em Gastronomia, Dr. Osvaldo Sérvulo da Cunha realçou o caráter festivo do evento. “Estamos inaugurando um novo espaço na nossa Associação, uma cozinha que nos auxiliará e muito pra eventos e para cursos de culinária e gastronomia. E, por sugestão do Dr. Gilberto Motta, estamos dando um novo nome a esse espaço: Nídia Lafemina. Ela que é uma pessoa extremamente competente na área gastronômica de Santos e tá está nessa área há muitos anos, professora referência de muitos, muitos santistas por três ou quatro gerações de famílias. Então, é uma homenagem justa e referenciada por toda a diretoria”, comentou.

Confira mais imagens do Evento

Idealizador da homenagem, o aluno de Nídia Lafemina e Secretário Geral da ACDBS, Dr. Gilberto Motta, explica a ideia do novo espaço. “Cozinhar é uma maneira de dar carinho e produzir arte. E aprendi muito com Dona Nídia e a homenagem é muito merecida. A ideia de fazer essa cozinha pra dar cursos de Gastronomia e Culinária surgiu até por uma inspiração na Dona Nídia. Nós tínhamos um grupo que há dez anos fazíamos aula com ela toda quinta-feira. Com o tempo, nós nos tornamos muito amigos e fãs da arte de cozinhar. Então pensamos, pô, por que que nós não podemos fazer e voltar isso daqui da ACDBS? Aí, aí surgiu essa ideia, montamos esse espaço”

Confira ainda mais imagens do Evento

Homenageada da noite, Dona Nídia Lafemina, que ministra aulas de gastronomia há 57 anos, explicou em uma palavra o que sentiu quando soube da homenagem: “Amor”. Dona Nídia explicou a relação que ela criou com seus alunos ao longo de décadas ensinando gastronomia. “Cozinhar é um ato de amor. Criamos uma relação de Amor. Eu amo todos eles meus alunos. Temos uma amizade forte, eu e meus alunos, somos uma família. Sempre com humildade, o que é muito bom”. Ela não foi pega de surpresa com a homenagem. “Eu tinha certeza que ele iriam fazer alguma coisa comigo. Fiquei muito, mas muito contente. Somos muitos amigos uma família unida pela arte de cozinhar.

Dona Nídia deixou uma linda mensagem aos seus alunos e à Diretoria da ACDBS. “Estou muito feliz com esse reconhecimento. Obrigado à ACDBS e aos meus alunos. Eu amo muito meus alunos e desejo que eles sejam bem felizes e realizados em seus planos de trabalho e de vida em tudo o que for importante pra eles. Muita felicidade a todos vocês e não se esqueçam que cozinhar é amar”.

Espaço Gastronômico Nídia Lafemina

A Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS) promoveu uma ampla reforma e adaptação na cozinha e no bar do Térreo do Edifício e criou um espaço gastronômico para aulas da arte de cozinhar. Idealizador da iniciativa, o Secretário Geral da ACDBS, Gilberto Ferreira Motta explica como serão os cursos. “Vamos abrir os cursos pra fora, pra todo mundo, principalmente pros nossos associados. Vamos contratar um chef ou vários cheffs para cada dia ser um chefe diferente pra dar uma aula de fazer um prato diferente. Esse cheff vai fazer uma entrada, um prato e uma sobremesa e vai ensinar como faz isso daí. Eu acho que é uma proposta muito legal, nós vamos agitar bem a ACDBS e em breve traremos mais detalhes”.

Nídia Lafemina

Mestra da Culinária, Nídia Lafemina nem sabe quantos alunos formou ao longo de 57 anos ministrando aulas de culinária, brilhando na formação de cursos de Gastronomia em Santos. “Comecei há cinco décadas, em uma brincadeira em um aniversário de um amigo e até hoje sigo formando interessados na arte da panela. Comecei com ovos de páscoa e bombons e hoje ensino todos os pratos sofisticados. Culinária e Gastronomia é cultura, arte. Nos meus cursos ensino a dominar essa arte”, explicou a homenageada em participação no Programa A Arte de Viver, da Psicóloga Mônica de Lima Azevedo. Autora dos Livros Delícias para Você e Cozinhar uma Forma de Amar, Nídia Lafemina explica que muitas pessoas não conhecem muita coisa dos segredos da gastronomia. “Com meus cursos aprendem essa arte! Tenho casos de três ou quatro gerações de alunas e alunos da mesma família”.