Campanha Salivando atendeu cerca de 200 pessoas
imagem do post

Dentro da programação do Mês do Cirurgião Dentista, a Prefeitura de Santos, em conjunto com a Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS) e a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOS/USP), realizou a Campanha Salivando, com foco na Saúde Bucal Feminina, no último sábado (7), na Concha Acústica, em Santos. Profissionais da Seção de Atendimento a Rede e Prevenção em Saúde Bucal (Seaprev) da Coordenadoria de Saúde Bucal (CSB) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de Santos (PMS), juntamente com Professores e Alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, orientaram munícipes e fizeram cerca de 200 avaliações bucais no Odontomóvel. Também distribuíram kits de higiene bucal e esclareceram a população quanto às causas e tratamentos possíveis para a boca seca. Objetivo foi fortalecer a higiene bucal e prevenção de câncer bucal, em especial mulheres no climaterio, pessoas realizando quimioterapia ou radioterapia. Foi passando informação científica, de um modo simplificado, sobre a saliva e doenças relacionadas a ela.

Para realizar o evento, a Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde destinou toda a estrutura do Seaprev (Seção da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santos que realiza a prevenção em Saúde Bucal em toda rede de ensino da cidade, além de visitar ILPIs - instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania- e populações mais vulneráveis). “O foco foi a saúde bucal da mulher, que, durante a menopausa, passa por alterações no organismo que interferem na salivação e pode levar a outros problemas. Uma das principais mudanças é a xerostomia, conhecida como ‘boca seca’”, explica a Cirurgiã Dentista do Seaprev, Doutora Cristiane Ribeiro.

Dra. Cris Ribeiro explica a importância da Saúde Bucal nas mulheres: “As mulheres enfrentam desafios exclusivos em relação à Saúde Bucal.  Ao longo do ciclo menstrual, durante a gravidez e principalmente na menopausa, por conta das flutuações hormonais, a perda óssea e a redução da produção de saliva são problemas comuns, e podem aumentar o risco de cáries e doença periodontal”.

Confira imagens do evento

Para a Coordenadora do projeto e Professora da USP, Doutora Silvia Vanessa Lourenço, ações como essa voltadas para mulheres são muito importantes. “Não existem trabalhos assim tão específicos para este público. Então, levamos essa conscientização da saúde bucal da mulher, em todas as duas idades, principalmente na menopausa”. Ela liderou a equipe de alunas de Graduação (Luiza de Marco Sibinelli, Catarina Melquiades Velane, Hemylli Silva Sousa) e Pós- Doutorado (Dra. Giovanna Piacenza Florezi e Dra Cibele Pelissari dos Santos) da USP que estiveram na atividade. Dra. Silvia Vanessa Lourenço lembra que o Salivando tem uma página no Instagram @salivando.usp, mantida pelos alunos para propagar as informações relativas a Saúde Bucal das mulheres.

A Graduanda em Odontologia pela USP responsável pelo Instagram do Salivando, Luiza de Marco Sibinelli, explicou o que é a Campanha Salivando: “Trata-se de um projeto de Cultura e Extensão da USP onde propagamos informação de Saúde Bucal com foco na Saliva e nas mudanças hormonais femininas. É a primeira atividade em campo que realizamos e está sendo importante para propagarmos mais os cuidados com a saliva e suas patologias para a população em geral. Uma das funções principais da saliva é a lubrificação da cavidade oral. Além disso, ela é responsável pela formação do bolo alimentar, facilitando a identificação dos sabores, também mantém a integridade das mucosas, protegendo as mesmas quando há a ingestão de alimentos que podem prejudicá-las, como alimentos muito quentes ou frios”, disse.

 “Muita gente tem vergonha de conversar sobre esse assunto e é muito importante conhecer, ter mais informações e saber destas mudanças. Adorei o atendimento que recebi aqui”, afirma a funcionária pública Fabiana Oliveira, de 48 anos, que parou o passeio de bicicleta pela orla para o atendimento com as especialistas.

Presidente da ACDBS e Coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de Santos, Dr. Osvaldo Sérvulo da Cunha, diz que a atividade é importante pois as mulheres devem ter mesmo uma atenção especial da Saúde Bucal. “As mulheres, principalmente as mães e as que já estão na menopausa, tem sempre a preocupação com a Saúde Bucal familiar, em especial dos filhos, e as coloca acima de sua própria. Com a Campanha Salivando propagamos conhecimento das mudanças na saliva feminina ao longo do tempo para a população, com o grande trabalho da competente equipe da Seaprev e das professoras e alunos da USP, que colocaram todo o conhecimento de forma gratuita para a população santista. Foi uma oportunidade única e imperdível que a Secretaria de Saúde, comandada pelo secretário Adriano Catapreta trouxe para a população santista. Propagar a Saúde Bucal é uma de nossas metas colocada pelo Prefeito Rogério Santos, que como Cirurgião Dentista que é de formação dá uma atenção especial ao tema”.

A Campanha Salivando foi uma Promoção da Prefeitura de Santos (através da Seção de Atendimento a Rede e Prevenção em Saúde Bucal da Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Faculdade de Odontologia da USP que conta com o apoio da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista e da SABESP.