Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista discutem a Odontologia Hospitalar em Fórum Gratuito no próximo dia 24/11
imagem do post

A Odontologia Hospitalar é a mais nova especialidade odontológica, aprovada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 23 de agosto deste ano. E, mais uma vez, a Odontologia da Baixada Santista sai na frente e conduz a Odontologia Brasileira à excelência. Isso porque no próximo dia 24 de novembro (Sexta-Feira), a Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS) e o Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região (Sindiodon) vão promover o 1º Fórum de Odontologia Hospitalar da Baixada Santista, com palestras de especialistas de todo o Brasil. O evento será no Bourbon Hotel de Santos (Av. Marechal Floriano Peixoto, 42 – Gonzaga, em Santos), das 8 às 18 horas, e conta com o patrocínio da Sicoob Unimais Metropolitana, Uniero Radiologia Odontológica, Wagner Dental, DMC ABC Equipamentos, Xero Lacer e Perioxidin Lacer, e com o apoio do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e da Prefeitura de Santos. As inscrições, limitadas (200 vagas) e gratuitas, devem ser feitas neste link https://forms.gle/DbxX4hWohXz2MTmAA

O evento começa às 8 horas, com a Abertura Solene que contará com a presença do Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Juliano do Vale, e do Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Dr. Braz Antunes Mattos Neto (ambos na foto).

Às 8h30 acontece a primeira apresentação intitulada “Perspectivas da nova especialidade e ações do Conselho Federal de Odontologia”. Quem apresenta o painel é o Professor Doutor Keller de Martini (foto), que é Presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do Conselho Federal de Odontologia e membro da Câmara Técnica do tema no CROSP.

Possui graduação em Odontologia pela Universidade São Francisco (1992) e doutorado em Doutorado pela Sociedade Brasileira De Terapia intensiva (2014). É ainda membro do Conselho Deliberativo da Associação Paulista de Cirurgiões Dentista, diretor e coordenador do Instituto Brasileiro de Odontologia Intensiva e professor de Odontologia do Instituto Brasileiro de Odontologia Intensiva. Também é Coordenador e Professor da Graduação em Odontologia Hospitalar da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), e atua como Cirurgião Dentista no Hospital São Paulo, da Unifesp, onde também é Professor e Tutor da Residência. Também é Professor convidado da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

A partir das 9h30, o tema a ser debatido será “A Lei da Odontologia Hospitalar e o Serviço em Santos. Como Faço para montar uma equipe? Como convencer o gestor hospitalar?”. Quem trará ao pública a temática será o Presidente do Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região, Professor Doutor Reinaldo Guedes (foto), junto com a Doutora Juliana Paulino.

Reinaldo Guedes possui Graduação em Odontologia pela Universidade Ibirapuera (2001) e Mestrado em Odontologia pela Universidade Paulista (2013). Atualmente é Cirurgião Dentista Bucomaxilo da Prefeitura Municipal de São Vicente onde gerencia o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no Jardim Rio Branco. É Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial e atuou como plantonista por cinco anos no Hospital Municipal de São Vicente e por 10 anos no Hospital Ana Costa em Santos. Coordena e é docente do curso de Radiologia da UNIP em Santos. É reconhecido como uma das principais autoridades em Cirurgia Bucomaxilofacial, Odontologia Hospitalar e Reabilitações Odontológicas da Baixada Santista.

Já a Dra. Juliana Paulino Ramalho (foto) é Cirurgiã Dentista Habilitada em Odontologia Hospitalar e Coordenadora do Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital Municipal dos Estivadores de Santos. Formada na Universidade Santa Cecília (Unisanta), Juliana possui Pós Graduação em Odontologia Hospitalar no Hospital Albert Einsten e Habilitação em Laserterapia na USP. É Sócia Proprietária da Oral Med Odontologia Hospitalar Ltda.

Um dos principais médicos infectologistas do país participará do Fórum de Odontologia Hospitalar da Baixada Santista.

O Professor Doutor Evaldo Stanislau Affonso de Araújo (foto) irá ministrar o tema “Sepse em Odontologia”. Evaldo Stanislau Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1991), mestrado em Moléstias Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Moléstias Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2005).

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente na área de Hepatites Virais, Infecções Hospitalares, além de experiência na área de gestão em Saúde, Terceiro Setor e consultoria a órgãos multinacionais (OMS), governos (SMS Santos, SES SP e Ministério da Saúde) e Sociedades Científicas (SPI, SBI). Exerceu mandato de Vereador na cidade de Santos presidindo a Comissão de Saúde. Conselheiro Municipal de Saúde de Santos a partir de 2017 (licenciado). Criou e coordenou o Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Ana Costa de Santos. Criou e coordena o Programa de Stewardship de Antibióticos da Fundação São Francisco Xavier e é Professor de Medicina na Universidade São Judas Tadeu.

Após o intervalo para Almoço, o Fórum retoma às 14 horas com a palestra “A nova Especialidade Odontológica: Odontologia Hospitalar”. O tema será apresentado pela Presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do CROSP, Profa. Dra. Denise Caluta Abranches (foto), uma das principais especialistas da área no Brasil.

Graduada em Odontologia pela Universidade Paulista em 2001, Dra. Denise Caluta Abranches é reconhecida nacionalmente por seu trabalho na Odontologia Hospitalar. Em 2020, foi a primeira brasileira a ser voluntária no desenvolvimento da Vacina de Covid-19 da Universidade inglesa de Oxford em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Por sua história dentro da Odontologia Brasileira, ela recebeu do CROSP a Medalha Tiradentes em 2023, a principal honraria da Entidade. Denise é também Coordenadora do Serviço de Odontologia e Coordenadora de Área (Odontologia) de Residência Multiprofissional do Hospital São Paulo (SPDM/Unifesp). É também Assessora da Diretoria e membro da Comissão de Ética do CROSP, Diretora do Departamento de Odontologia Hospitalar da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Membro da Divisão Saúde do Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia (COMSAUDE FIESP) e Membro do Grupo de Trabalho em Odontologia Hospitalar do Ministério da Saúde do Brasil. A palestrante também atua como Professora Adjunta da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço na Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Denise Caluta Abranches possui Mestrado em Odontologia (Unip-2005), Doutorado e Pós-Doutorado em Otorrinolaringologia (Unifesp-2010 e 2013), e ainda Especialização em Endodontia e Informática em Saúde e Habilitação em Odontologia Hospitalar e Laserterapia (CFO).

Às 14h40, acontece a palestra “Novos Protocolos para Pacientes Renais Crônicos e suas Repercussões no Atendimento Odontológico”, que será ministrado pelo médico Professor Doutor Bruno Henrique Graçaplena Vieira (foto). Médico formado pela Unimes, Vieira fez Residência médica e residência em Nefrologia na Santa Casa de Santos. É Diretor Médico Regional da DaVita Tratamento Renal e é Pós Graduado em Segurança do Paciente (Fiocruz).

Finalizando o Fórum, às 16 horas, acontece a palestra “Ética Aplicada a Prática de odontologia Hospitalar”. O tema será desenvolvido pelo Doutor Pablo Luiz Lopes França Pistoni (foto). Advogado de formação, Pistoni é Diretor de Assuntos Éticos do CROSP. É Especialista em Direito Médico e da Saúde pela Faculdade do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Oportunidade

Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS) e Coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santos, Dr. Osvaldo Sérvulo da Cunha (foto), entende que a realização do Fórum é um marco importante para a Odontologia local:

“A Odontologia Hospitalar é bastante forte em Santos. Desde 2018, graças à atuação do Dr. Braz Antunes como Vereador na Câmara de Santos, há uma lei que obriga a assistência odontológica a todos os pacientes internados na Cidade, um passo que efetivamente introduziu por lei essa especialidade localmente.  Agora, desde agosto essa atividade dos Cirurgiões Dentistas foi tornada Especialidade pelo CFO e, como sempre, a Odontologia da Baixada Santista é pioneira a ser a primeira região a debater o tema com muita propriedade nesse Fórum que realizamos em parceria fina com o Sindicato dos Odontologistas de Santos, com apoio total da Prefeitura local, do CROSP e do CFO. Um fórum gratuito desses é uma oportunidade única para todos os Cirurgiões Dentistas da Região. Imperdível”.

Palestrante do evento e Cirurgião Dentista Habilitado em Odontologia Hospitalar, o Presidente do Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região (Sindiodon), Dr. Reinaldo Guedes lembra que a Odontologia Hospitalar é bastante forte na Cidade. “Desde que virou obrigatória por Lei feita pelo Vereador Braz Antunes, é um ramo que se amplificou muito pois todos os hospitais e clínicas médicas que fazem internação tiveram que abrir o mercado de trabalho para o Cirurgião Dentista. Prova disso é que a lei foi reproduzida em outras localidades brasileiras. Esperamos que agora, com a Odontologia Hospitalar virando especialidade pelo CFO, esse mercado se amplie mais. Como Cirurgião Bucomaxilofacial acompanho de perto a necessidade da presença do Cirurgião Dentista nos hospitais, até como atendimento emergencial como manutenção dos cuidados preventivos da Saúde Bucal. Ser a primeira região a realizar um Fórum do tema com a profundidade que ele precisa é um orgulho para o Sindiodon. E fazer isso em parceria com a ACDBS só aumenta a responsabilidade para o sucesso do evento”.

Presidente do CROSP, Dr. Braz Antunes Mattos Neto (foto), reconhece a importância do evento acontecer em Santos. “Nossa Cidade, graças aos hospitais e ao trabalho incansável dos Cirurgiões Dentistas que atuam neles, é referência na Odontologia Hospitalar. Foi motivado por eles, pelo competente Dr. Keller de Martini e pela querida Dra. Denise Caluta Abranches que, ainda Vereador, fiz a Lei da Odontologia Hospitalar na Cidade que ampliou o mercado de trabalho. É um orgulho imenso para mim ver minha amada Santos continuar pioneira na Odontologia, com a realização deste Fórum que será referência para todo o país”.

Braz lembra que na mesma semana do Fórum, acontecerá em Santos a Entrega da Medalha Tiradentes do CROSP ao Presidente do CFO, Juliano do Vale no dia 22 (quarta-feira), às 19h30, na Sala Princesa Isabel no Paço Municipal José Bonifácio. E no dia 23 (quinta-feira), acontece no Centro de Convenções do Bourbon Hotel uma Plenária do CFO com os presidentes dos Conselhos Regionais de todo o país. “Neste período Santos será a capital nacional da Odontologia e esse Fórum fecha a programação com chave de ouro”.

Apoiador do evento, o Presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale, enalteceu o trabalho que a Baixada Santista faz pela Odontologia Brasileira. “A Baixada Santista, em especial Santos sempre foi pioneira quando o assunto é Odontologia. Principalmente graças ao trabalho incansável que o Dr. Braz faz pela Saúde Bucal. Quando Vereador, criou a Lei do Fio Dental que alertou todo o mundo dos malefícios do palito de dente e que o fio dental é que deveria ser disponibilizado nos estabelecimentos comerciais. Essa lei inovadora foi copiada em todo mundo. Depois veio a Lei da Odontologia Hospitalar, que virou obrigatória em Santos, depois implementada em outras localidades e já reconhecida como Especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia em nosso último Congresso em Agosto. Depois o Fórum A Tribuna, realizado neste ano, com ampla pesquisa de Saúde Bucal da Região que é um exemplo para outras regiões metropolitanas. São marcas que deixam a Odontologia Brasileira mais forte e que nasceram na Baixada Santista. Por isso, o CFO faz questão de participar ativamente do Fórum e de reconhecer o brilhante trabalho do Dr. Braz à frente da Odontologia Paulista no CROSP e destas duas entidades sérias, que batalham pelo fortalecimento da Odontologia local, que são a ACDBS e o Sindiodon. Meu total apoio e reconhecimento também aos presidentes Dr. Osvaldo Sérvulo da Cunha e Dr. Reinaldo Guedes”.

Primeiro Cirurgião Dentista eleito Prefeito de Santos, Dr. Rogério Santos (foto), pensa que o Fórum de Odontologia Hospitalar da Baixada Santista é uma oportunidade única de propagar e difundir o conhecimento técnico que existe nessa área:

“Mais uma vez a Odontologia de Santos e da Baixada saem na frente e conduzem o Brasil. Por isso tenho muito orgulho de ser Cirurgião Dentista e de conduzir essa Cidade que tanto amo. Parabéns a ACDBS, o Sindiodon, o CROSP e o CFO pelo evento que a Prefeitura, institucionalmente abraça e incentiva, até como polo de Turismo, uma vez que deve atrair Cirurgiões Dentistas de outras Regiões, em virtude da qualidade dos palestrantes do evento”.

Serviço
1º Fórum de Odontologia Hospitalar da Baixada Santista
Data:
24 de Novembro de 2023 (Sexta-feira)
Horário:
Das 8 às 11h30  das 14 às 18 horas
Local:
Centro de Convenções do Bourbon Hotel (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 42), no Gonzaga em Santos
Inscrições:
https://forms.gle/DbxX4hWohXz2MTmAA
Vagas: Limitadas
Dúvidas:
Whatsapp 13 997870566
Realização:
Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS) e Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região (Sindiodon)
Patrocínio: Sicoob Unimais Metropolitana, Uniero Radiologia Odontológica, Wagner Dental, DMC ABC Equipamentos, Xero Lacer e Perioxidin Lacer.
Apoio:
Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Conselho Federal de Odontologia e Prefeitura de Santos