Campanha de Prevenção de Câncer Labial para os ambulantes das praias de Santos acontece neste sábado (27/04)
imagem do post

Os ambulantes que atuam na praia são mais vulneráveis a desenvolver câncer labial devido a alta exposição ao sol que acabam tendo em sua atividade profissional. Mas será que estão se protegendo de forma correta? Pensando em promover prevenção a esta grave doença e também em realizar um levantamento epidemiológico, a Universidade Santo Amaro (UNISA) reuniu uma equipe de 40 Cirurgiões Dentistas, previamente treinados que , no próximo sábado (27 de abril), a partir das 10 horas, estarão abordando todos os ambulantes que estiverem exercendo suas atividades no dia. Eles serão entrevistados e receberão folder informativo com instruções sobre autoexame e proteção solar. Casos graves receberão o encaminhamento imediato para ações preventivas e de Saúde. Essa ação iria ocorrer no dia 09/03/24, mas devido às fortes chuvas foi transferida. A Campanha conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS), Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região (Sindiodon), da Associação Brasileira de Apoio e Combate ao Câncer Infanto Juvenil (Abraccii) e Haleon.

Coordenador da atividade e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da UNISA, Professor Doutor Caio Vinícius Roman Torres (foto) explica que quando o diagnóstico de lesão de câncer labial é tardio, o prognóstico é muito desfavorável: “Os tratamentos são muito mutilantes, paliativos e dispendiosos para as unidades hospitalares e planos de assistência médico-odontológicos. Quando o diagnóstico é feito nos estágios iniciais o câncer labial pode ser considerado curável”.

Roman Torres esclarece que orientar a população sobre a necessidade da eliminação dos fatores de risco associados ao desenvolvimento deste câncer é importante. “Se quem tiver predisposição e tiver exposição excessiva ao sol tomar cuidados, pode evitar muitos problemas. Vamos orientar esse público e mostrar como realizar o autoexame de boca periódico, já que o câncer nas fases iniciais não apresenta sintomas”, explicou.

A campanha percorrerá toda a faixa de areia entre o Emissário Submarino e o Aquário Municipal. “Teremos também uma unidade móvel localizada no Canal 3 com a Praia e os ambulantes em que lesões forem observadas no lábio poderão realizar exames de diagnóstico e tratamento imediatamente ou poderão ser encaminhados para tratamento posterior”, informou o Professor.

Histórico
Não é a primeira vez que este trabalho preventivo é realizado. “Em 2019, realizamos essa ação nas praias de Santos, entrevistamos 140 ambulantes e distribuímos amostras grátis de protetor solar e labial, e alguns bonés que conseguimos junto as empresas apoiadoras. Naquela oportunidade, a Prefeitura de Santos disponibilizou 2000 folders explicativos que distribuímos aos ambulantes”, lembrou Torres. Em 2022, essa mesma atividade ocorreu na Cidade de Guarujá, com o apoio da Prefeitura do Município. “Percorremos as praias da Enseada e das Astúrias e avaliamos cerca de 180 ambulantes”, destacou o professor. Em 27 de maio de 2023, teve mais uma ação desta vez nas praias de Santos. Rodos os ambulantes que estavam exercendo suas atividades no dia foram abordados. Ao todo, 187 ambulantes foram entrevistados e receberam um folder informativo com instruções sobre autoexame e proteção solar. Sessenta e seis desses ambulantes apresentaram lesões, ou seja mais de 35 % do total dos ambulantes que trabalharam na data. “Agora vamos fazer mais um levantamento e ver se os ambulantes estão tomando os cuidados que indicamos na ação anterior”, explicou Dr. Caio Roman Torres.

Veja imagens de como foi em 2023

Apoios
Prefeito de Santos e Cirurgião Dentista, Dr. Rogério Santos (foto), destacou a importância da atividade. “A Saúde Bucal é muito preventiva e apoiar atividades como essa da UNISA que traz tratamento e conhecimento de qualidade aos ambulantes de nossas praias, com a participação de Cirurgiões Dentistas renomados, é obrigação nossa como Poder Público”.

Secretário de Saúde de Santos, Dr. Denis Valejo, lembrou que parcerias com a sociedade civil organizada como essa ajuda muito a promover saúde na Cidade. “Participar dessa atividade preventiva, dentro inclusive de uma pesquisa universitária, é importante para termos a real dimensão do Câncer Labial nos ambulantes em nossas praias. Parabéns as duas universidades e a todas as entidades da Odontologia envolvidas nessa atividade impar”.

Presidente do CROSP (2022-2023), Presidente da ACDBS por 3 mandatos (2001-2003, 2004-2006 e 2010-2013), e Cirurgião Dentista, Dr. Braz Antunes Mattos Neto (foto), enalteceu a participação dos Cirurgiões Dentistas da Cidade na atividade. “O Professor Dr. Caio Roman é de Santos, muitos Cirurgiões Dentistas envolvidos nesse estudo preventivo também e isso mostra que a Comunidade Odontológica da Cidade e de todo Estado de São Paulo tem real consciência de seu compromisso social e está disposta a colaborar com a sociedade. Por isso tenho muito orgulho em ser Cirurgião Dentista pois somente quem trabalha com Odontologia tem dimensão da dor de um câncer labial e do quanto é importante para os ambulantes este tipo de pesquisa”. 

Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dr. Rogério Adib Kairalla enaltece o valor científico da ação. “Ter levantamentos e estudos deste tipo é levar a Odontologia onde o povo está e aplicar ciência para mudar a vida das pessoas. O CROSP apoia essas iniciativas sempre”.

Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS) e Coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Santos, Dr. Osvaldo Sérvulo da Cunha (foto) disse que o Cirurgião Dentista tem total conhecimento de sua responsabilidade social. “O profissional de Odontologia é muito solidário, principalmente aqui na Baixada Santista. Por isso, respondemos prontamente a convocação do colega Cirurgião Dentista, associado de nossa Entidade e coordenador da atividade, Dr. Caio Roman, disponibilizando nossa barraca de praia e nossa sede como pontos de apoio para essa atividade que previne um dos cânceres mais brutais que é o labial”.

Presidente do Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região (Sindiodon), Dr. Reinaldo Guedes Júnior(foto), que também é um dos profissionais que está envolvido na pesquisa, realça que este é um estudo único em nossa região. “É óbvio a exposição excessiva ao sol que os ambulantes em todas as praias de Santos e da Região sofrem. Ter um acompanhamento científico, técnico e preventivo dessa questão é um caso único que deve virar referência e exemplo para todas as praias do país. Com isso, mantemos a tradição inovadora da Odontologia de Santos e de toda Baixada Santista”.

Presidente da Associação Brasileira de Apoio e Combate ao Câncer Infanto Juvenil (Abraccii), cuja sede é em Santos, Raphael Diegues, lembra que muitos ambulantes acabam levando os filhos para acompanhá-los na praia e que essa pesquisa também ajudará a levar conhecimento à família. “Muitas crianças acabam indo acompanhar os pais no trabalho na praia e ficam expostos ao sol. Este estudo vai mostrar aos ambulantes que são pais os cuidados necessários com a saúde labial de seus filhos na praia e tem total convergência com nossa atividade e existência, por isso apoiamos desde o primeiro momento”.

Serviço
Campanha de Prevenção ao Câncer Labial nos Ambulantes
Data 27 de abril de 2024(sábado)
Horário A partir das 10 horas
Local Orla da Praia de Santos (Entre Emissário e Aquário).
Realização Universidade Santo AmaroApoio Prefeitura de Santos, Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região, Associação Brasileira de Apoio e Combate ao Câncer Infanto Juvenil e Haleon.