World Dental Federation (FDI) lança poderosa mensagem de vídeo unificando vozes em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Bucal
imagem do post

O Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado todo dia 20 de março, foi lançado em 2007 pela World Dental Federation (FDI) com os objetivos de aumentar a conscientização e incentivar compromissos e ações para promover a boa saúde bucal. A Diretoria da Associação dos Cirurgiões Dentistas parabeniza todos os seus associados e Cirurgiões Dentistas do mundo, que são os maiores promotores da boa saúde bucal. Para marcar a data em 2024 a FDI estreia uma mensagem de vídeo impactante que reúne vozes de diversos setores, defendendo esforços coletivos para melhorar a saúde bucal em todo o mundo.

“Uma boca feliz é um corpo feliz”, afirma a FDI World Dental Federation (FDI) neste Dia Mundial da Saúde Bucal (WOHD). Esta mensagem poderosa ressoa junto dos líderes dos governos, das organizações que representam outras condições crónicas de saúde e do sector privado que se uniram para dar a sua voz a um novo vídeo divulgado hoje. A iniciativa colaborativa sublinha a necessidade urgente de ação coletiva para garantir o acesso universal à saúde bucal, que é crucial para garantir a saúde geral e o bem-estar das pessoas em todo o mundo.  “Dizemos que uma boca feliz é essencial para um corpo feliz porque as duas estão intrinsecamente ligadas e influenciam-se mutuamente. Compreender esta ligação é vital para melhorar a qualidade de vida de inúmeras pessoas em todo o mundo”, explica o presidente da FDI, Dr. Greg Chadwick.

Na verdade, uma boa saúde bucal é fundamental para respirar, comer, falar e sorrir. Quando a doença oral não é tratada, pode afetar gravemente a saúde e as perspectivas sociais de uma pessoa. Além disso, manter uma boa saúde oral pode contribuir para prevenir outras condições, como doenças cardíacas e respiratórias, cancro e diabetes.

Lamentavelmente, as doenças orais são atualmente as condições de saúde mais prevalentes a nível mundial, afetando quase 3,5 mil milhões de pessoas, incluindo aquelas que sofrem de cáries dentárias, doenças gengivais graves, perda de dentes e cancro oral, de acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Aumentar a conscientização através do WOHD sobre a importância de evitar fatores de risco, como alimentos ricos em açúcares, escovação regular com creme dental com flúor e exames dentários, é crucial para capacitar as pessoas com bons hábitos de saúde bucal. No entanto, com os números das doenças orais permanecem inaceitavelmente elevados. “É claro que nenhuma entidade pode resolver eficazmente os problemas de saúde bucal sozinha”, enfatiza a Presidente do Grupo de Trabalho do WOHD, Dra. Anna Lella que complementa: “É por isso que a FDI assumiu como missão catalisar parcerias, redes, políticas e programas para promover a saúde oral como um componente essencial da saúde e do bem-estar geral”.

Ao trabalhar com organizações como a NCD Alliance , a World Heart Federation , a International Diabetes Federation e a International Pharmaceutical Federation , entre outras, a FDI defende a colaboração entre condições e profissões de saúde, para salvaguardar a saúde das pessoas. Ao mobilizar os seus membros e estabelecer parcerias com líderes da indústria como WOHD Partners Denstply Sirona , 3M Health Care , Smile Train e Haleon , a FDI esforça-se por moldar o futuro da saúde bucal, promovendo a prevenção, a detecção precoce e o tratamento de doenças orais. As parcerias públicas e privadas, bem como o compromisso político sustentado por parte de governos, como o da Irlanda, são fundamentais para alcançar o acesso equitativo a cuidados de saúde oral de qualidade e à saúde geral e ao bem-estar para todos. 

“A colaboração eficaz entre sectores e partes interessadas é imperativa para alcançar a cobertura universal da saúde oral. Devemos trabalhar juntos para eliminar as disparidades para que, até 2030, a saúde bucal se torne um direito universalmente acessível”, sublinha o Dr. Chadwick.

As doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. Essas doenças causam dor, desconforto, isolamento social, perda de autoconfiança e absenteísmo no trabalho ou na escola.

A crescente carga das doenças orais exige ação em todos os níveis: individual, familiar e comunitário. A FDI acredita que ações simples e direcionadas têm o poder de reduzir a prevalência dessas doenças e tornar a saúde bucal uma prioridade para todos.

Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas na boca e nos dentes. É importante ressaltar que essas doenças têm relação direta com o fumo, com o consumo de álcool e com a má alimentação.

Problemas mais comuns
Cárie: desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos ou, ainda, por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca. (Ex.: pessoas em tratamento quimioterápico ou radioterápico para o câncer).

Lesões bucais e aftas: inchaços, manchas ou feridas na boca, língua ou lábios; podem ser provocadas por herpes labial, candidíase (sapinho) e próteses (dentaduras) mal ajustadas.

Mau hálito: tem várias causas, dentre elas: higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental); gengivite; ingestão de certos alimentos como, alho ou cebola; tabaco e produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins. A língua possui diversas papilas gustativas entre as quais se formam criptas, ou seja, saquinhos que retêm resíduos de alimentos, células descamadas que começam a fermentar, formando uma placa bacteriana esbranquiçada que aparece no fundo da língua, em direção à ponta, a chamada saburra lingual, essa, sem dúvida, é a principal causa do mau hálito.

Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana.

Placa bacteriana: é o conjunto de bactérias que coloniza a cavidade bucal. A placa bacteriana fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando cáries e formação de tártaro.

Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.

No dia a dia é essencial seguir as dicas abaixo para garantir uma boa saúde bucal:
– escolher a escova correta;
– escovar os dentes e usar o fio dental após cada refeição;
– escovar os dentes antes de dormir;
– trocar a escova de dentes a cada três meses;
– eliminar a placa bacteriana por meio de escovação adequada e do uso do fio dental;
– limpar a língua, utilizando um raspador, a fim de retirar a saburra lingual;
– ter uma alimentação saudável, com uso racional do açúcar, evitando o consumo excessivo de doces;
– utilizar adequadamente o flúor, com cremes dentais fluorados;
– evitar o uso de próteses mal ajustadas;
– evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
– ir ao dentista regularmente.

O vídeo abaixo serve como um apelo à ação para esforços colaborativos em saúde bucal: Juntos, podemos melhorar vidas em todo o mundo. Compartilhe-o amplamente neste Dia Mundial da Saúde Oral.

Sobre o Dia Mundial da Saúde Oral
Comemorado anualmente em 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Bucal (WOHD) foi lançado pela FDI World Dental Federation para aumentar a conscientização global sobre a prevenção e controle de doenças bucais. www.worldoralhealthday.org ; #WOHD24 #BocaFeliz; @worldoralhealthday ; @Toothiebeaver
Fontes
Blog da Saúde do Ministério da Saúde
Conselho Federal de Odontologia
Dr. Dráuzio Varella
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP
Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica, n. 17: saúde bucal
Serviço Social do Comércio. Manual técnico de educação em saúde bucal
World Dental Federation – FDI
World Oral Health Day