
A Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS) informa com muita tristeza o falecimento de uma das grandes figuras da Odontologia do Litoral de São Paulo, renomado Cirurgião, Sócio Remido, Membro Nato do Conselho Deliberativo, Ex-Presidente do Conselho Deliberativo e Ex-Presidente da Diretoria da ACDBS em (quando a ACDBS era intitulada de Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos de janeiro de 1976 e setembro de 1977), Dr. Francisco De Paula Gomes, aos 100 anos, ocorrida nesta segunda-feira (22). A despedida se dará na sala 02 do Memorial Necrópole Ecumênica de Santos (Av. Dr. Nilo Peçanha 50, no Marapé em Santos) a partir das 12 horas desta Terça-feira (23/06/26) e as 14 horas acontece a cerimônia e Cremação no mesmo local. Nascido em 11 de maio de 1926, Dr. Francisco De Paula era o sócio mais antigo da ACDBS (completou 74 anos de associação no último dia 12 de junho) e também o mais velho. Era associado na ACDBS sob nº 201 e registrado no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo com o número nº 914.Ele deixa a esposa Lourdes Maria Correia Gomes e filhos. A Diretoria da ACDBS decretou luto oficial de três dias devido o falecimento e encaminha sinceros votos de pesar aos familiares, amigos e toda Comunidade Odontológica da Região.

Legado
Dr. Francisco De Paula Gomes viveu 100 anos de uma trajetória inspiradora e mais de sete décadas dedicadas à Odontologia, à vida associativa e ao fortalecimento da classe na Baixada Santista, em uma história que se confunde com a própria construção da centenária ACDBS.

Dr. Francisco De Paula Gomes e Esposa com o então
Presidente Francisco Marçal em 2007 em festa de aniversário da ACDBS
Associado da Entidade desde a década de 1950, quando a Entidade ainda atendia pelo nome de Instituto Odontológico de Santos (Nome da ACDBS na época de sua fundação), Dr. Francisco ocupou seu primeiro cargo diretivo em 1965, como Suplente do Conselho Fiscal, na gestão do Presidente Dr. João Yoguchi. Pouco depois, tornou-se Membro Efetivo do Conselho Fiscal, participando das gestões de 1967 (Presidente Simplício Rodas), 1968 (Presidente Walter Denari), 1970 (Presidente Dráusio de Almeida Silva) e 1971 (Presidente Dr. João Hilderbrando Bertozzi Sampaio), consolidando desde cedo sua participação ativa na vida interna da Associação.

Dr. Francisco de Paula Gomes (5º da Esquerda pra Direita) ladeado por outros Ex-Presidentes em 2006
À frente da ACDBS entre janeiro de 1976 e setembro de 1977, Dr. Francisco viveu uma das fases mais simbólicas de sua trajetória associativa. Em sua gestão, foi plantada a semente da futura Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP), idealizada pelo Diretor Científico de sua Diretoria e também Ex-Presidente Dalton Nunes da Silva com a montagem do segundo equipo no primeiro andar do prédio e uma campanha intensa para a compra das cadeiras do anfiteatro, preparando a Casa da Odontologia para se tornar referência em cursos e atualizações. A EAP foi a segunda do Estado, pois na época existia apenas a da APCD Central na Capital.

Dr. Francisco De Paula Gomes junto com outros Ex-Presidentes da ACDBS no Aniversário de 66 Anos da Entidade em 1991
No mesmo período, foi inaugurada a hoje tradicional Barraca de Praia da ACDBS, que permanece em funcionamento e se consolidou como espaço de convivência, integração e lazer para Cirurgiões Dentistas, familiares e convidados. Décadas depois, a Barraca continua sendo cenário de encontros, eventos esportivos e confraternizações, testemunhando, na orla, parte viva do legado deixado por aquela gestão.


Depois da Presidência, Dr. Francisco seguiu contribuindo com a ACDBS em diferentes frentes. Foi Presidente do Conselho Deliberativo de 1978 a 1979, na gestão do Dr. João Bosco Scanavini, e novamente de 1992 a 1993, na gestão do Dr. Wanderley Ciocci. Também exerceu o cargo de Vice-Presidente da ACDBS de outubro de 1983 a dezembro de 1985, na gestão do Dr. Fernando Durval de Souza Britto, sempre presente nas decisões estratégicas da Entidade. Em 2004 integrou a Comissão Eleitoral do pleito daquele ano. Ao longo desse percurso, manteve-se como Membro Nato do Conselho Deliberativo de 1977 até 2026, uma presença constante que atravessou gerações de diretorias. Em reuniões, eventos, assembleias e homenagens, seu nome esteve ligado à defesa da Odontologia, da ética profissional e do associativismo, valores que ajudaram a moldar a identidade da ACDBS.

Encontro de Ex-Presidentes em 1996
Em 2004 integrou a Comissão Eleitoral do pleito daquele ano.

Ao longo desse percurso, manteve-se como Membro Nato do Conselho Deliberativo de 1977 até 2026, uma presença constante que atravessou gerações de diretorias. Em reuniões, eventos, assembleias e homenagens, seu nome esteve ligado à defesa da Odontologia, da ética profissional e do associativismo, valores que ajudaram a moldar a identidade da ACDBS.

As imagens históricas preservadas pela ACDBS mostram Dr. Francisco De Paula Gomes (foto) em momentos marcantes de reconhecimento. Em uma delas, em 2007, ele aparece recebendo o Título de Sócio Benemérito (Concedido na gestão do Presidente Dr. Braz Antunes Mattos Neto), ao lado de outros Cirurgiões Dentistas que tiveram papel decisivo na compra da Sede da Entidade, em 1962, quando um grupo de 11 profissionais (Ele e mais 10 colegas) doou recursos para viabilizar a aquisição do imóvel e garantir a autonomia da Associação.

Confira na imagem reportagem da Revista da ACDBS quanto Dr. Francisco De Paula Gomes recebeu o título de Sócio Benemérito

Outra reportagem de arquivo registra outra homenagem aos colegas que contribuíram para a compra da Sede, publicada em 2013 (Também gestão do Dr. Braz Antunes), em que Dr. Francisco, então com 87 anos, relembra emocionado sua trajetória: fala sobre ter sido Presidente da Associação, sobre as décadas dedicadas à Odontologia e sobre a importância de ser reconhecido pelos colegas enquanto ainda permanece próximo da entidade.

Em um terceiro registro, de 2004, a ACDBS promove um torneio de snooker de duplas em sua Sede, e o evento é dedicado justamente a ele. A matéria destaca que Dr. Francisco era associado antigo, jogador assíduo e que exerceu diversas funções na Entidade, incluindo a Presidência no biênio 1976/1977 e a Presidência do Conselho Deliberativo na gestão 1978/1979. A presença à beira da mesa de snooker, cercado por colegas, reforça a imagem de participação ativa, mesmo muitos anos após deixar cargos diretivos.

Nas homenagens registradas ao longo dos anos, Dr. Francisco costumava traduzir, em palavras simples, o sentimento de pertencimento à Casa da Odontologia da Baixada Santista. Em um dos textos de arquivo, uma entrevista na gestão da Presidente Dra. Maria Christina Coelho Loyo nos Anos 90, ele destaca como é “muito importante” ser lembrado pela Associação, recorda o período em que presidiu a Entidade e aponta a alegria de receber um reconhecimento que, mais do que uma honraria, se torna uma memória afetiva compartilhada com os colegas.

Esse vínculo de longa data – desde os tempos em que a Sede era um projeto coletivo até a consolidação da Casa da Odontologia e da Barraca de Praia (Onde o Dr. Francisco sempre se fez presente) – ajuda a explicar por que a ACDBS o vê como personagem central em capítulos decisivos de sua trajetória. Dr. Francisco foi, ao mesmo tempo, testemunha e protagonista de uma história que atravessa gerações de Cirurgiões Dentistas na Região.

Dr. Francisco de Paula Gomes é o Primeiro Ex-Presidente da ACDBS neste Encontro de 1999.
Em 2025, durante a comemoração do Centenário da ACDBS, em Sessão Solene realizada na Câmara de Santos em 21 de maio do ano passado, Dr. Francisco De Paula Gomes recebeu a Placa de Mérito Associativo "Luiz Silva", em reconhecimento aos seus serviços prestados à Odontologia e a Entidade em reconhecimento dado pela atual Diretoria da Entidade, presidida pelo Dr. Osvaldo Servulo da Cunha. Ele foi representado no evento pela sua esposa Sra. Lourdes Maria Correia Gomes.

Confira abaixo a Entrega da Placa de Mérito Associativo "Luiz Silva"
Ao celebrar o centenário de seu ex-Presidente, a atual Diretoria da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista – Regional APCD fez questão de registrar publicamente sua gratidão através de ofício e placa entregues dia 12 de maio pelo então Presidente Oswaldo Servulo da Cunha (foto abaixo).


Dr Francisco de Paula Gomes na Mesa de Honra do Aniversário da ACDBS em 2007

Repercussão
Atual Presidente da ACDBS, Gilberto Ferreira Motta, lamenta a perda e lembra com saudade da convivência com o Dr. Francisco De Paula Gomes no começo de sua vida associativa. “Sou sócio da ACDBS desde quando era estudante de Odontologia e o meu Primeiro Presidente foi o Dr. Francisco De Paula. Um exemplo forte para todos os colegas de profissão. Ele representava a força do associativismo, e traz a memória a amizade que sustentam os laços de todos da ACDBS. A história da entidade é feita de pessoas, gestos e escolhas de coragem e Dr. Francisco De Paula representava tudo isso. Nossos sentimentos à família e a toda Comunidade Odontológica que sofre uma perda irreparável”.
Ex-Presidente da ACDBS por dois mandatos seguidos de 2020 a 2026, Dr. Oswaldo Servulo da Cunha lembra de ter estado com Dr. Francisco De Paula Gomes em sua casa para entregar a placa em homenagem aos 100 anos de vida do já saudoso amigo em 12 de maio. “Nesta oportunidade pude vivenciar todo o amor que ele sentia a ACDBS e lembrava com saudade de seus feitos inigualáveis em nossa Entidade. Me sinto um privilegiado em ter convivido com Dr. Francisco De Paula no auge de sua dedicação ímpar a Saúde Bucal, a Odontologia e a ACDBS. Triste com a passagem, reforço os votos de sentimentos aos familiares”.
Ex-Presidente da ACDBS por três mandatos (2002 a 2003, 2004 a 2005 e 2010 a 2012) e Ex-Presidente do CROSP (2022-2023), Dr. Braz Antunes Mattos Neto, enalteceu a importância do Dr. Francisco De Paula na ACDBS. "E um dia de luto para a Odontologia do Litoral com a passagem do Dr. Francisco De Paula Gomes. Quem não tem passado não tem futuro. Dr. Francisco construiu a ACDBS sendo sócio desde os tempos do Instituto Odontológico de Santos. Logo quando entrei na ACDBS, no fim dos Anos 70 como Sócio Acadêmico conheci o Dr. Francisco que sempre foi reconhecido pela sua dedicação à nossa Entidade, com um legado grande. E na convivência com ele ao longo dessas décadas em que ambos estamos na ACDBS puder ver que ele era digno de tamanho reconhecimento. Como Profissional era incontestável. Tinha Consultório nas proximidades da Praça da Independência, onde pude visitá-lo muitas vezes, sempre com uma clientela muito grande pela Odontologia de primeira linha que praticava e que ajudou a propagar a justa fama de excelência da Odontologia da Região. Depois como Associado era sempre presente. Um dos fundadores da Turma do Snooker, que durou por cerca de 45 anos na ACDBS. Dr. Francisco sempre personificou o espírito da ACDBS. Sempre pronto para dar um acolhimento, a sua amizade, seu desprendimento, enfim suas atitudes refletiam na prática o espirito que marca os 101 de nossa Entidade. Posso testemunhar disso pois era novinho quando adentrei na ACDBS e ele sempre acolheu a mim e outros colegas com esse espirito. Tive o prazer de ter no Dr. Francisco um Conselheiro e amigo quando presidi a ACDBS. Colaborando muito conosco, sempre com elogios e palavras amigas. Ele sempre estendeu a mão para mim como Cirurgião Dentista e Presidente da ACDBS. Jamais fez críticas a nossa gestão, mas sempre me chamava e direcionava o barco para onde ele achava que nossa Entidade deveria estar. Sempre acompanhado de sua grande parceira de vida a Dona Lourdes. Sempre adorou ir na Barraca de Praia que ele instituiu na ACDBS e que continua até hoje. Dr. Francisco inspirou e continua inspirando as gerações de Cirurgiões Dentistas. Tenho muita honra em ter podido dar a ele o título de Sócio Benemérito da ACDBS, um reconhecimento pequeno diante de tudo que ele dedicou à Entidade. Meus sentimentos a querida Lourdes, filhos, netos e toda família".
Conselheiro Eleito e Ex-Presidente da ACDBS em dois mandatos (Presidente da Regional São Vicente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - Entidade que se uniu em 1985 à ACDS – de 1983 a 1984 e Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos e São Vicente - Terceiro nome da ACDBS- de 1990 a 1991), Dr. Mário Roberto Leite Augusto enalteceu o caráter e honra de Dr. Francisco De Paula Gomes. “Sempre foi um exemplo de dedicação, de honra e seriedade dentro da ACDBS, nossos sentimentos a todos”.
Ex-Presidente da ACDBS de 1978 a 1979, Dr. João Bosco Scanavini, lembra da parceria com o amigo que se vai. “Eu perdi um amigo que me recebeu em Santos. Erámos dois caipiras do Interior, ele natural de Franca e eu de Leme. Dividíamos o mesmo condomínio onde tínhamos o mesmo consultório ele no sétimo eu no 11º andar. Tenho que deixar registrado a lisura do Dr. Francisco no trato e no carinho que ele dava as pessoas. Dividíamos a paixão por terras. Tive a honra de sucedê-lo na Associação e pude contar com ele na Presidência do Conselho. Sua liderança e eficiência pude comprovar ao receber uma Entidade que andava com as próprias pernas onde fizemos uma transição tranquila e eficiente. Tive o orgulho de receber a Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) que ele criou e conseguimos efetivar com a orientação dele. Ele praticamente me recebeu em Santos com grande carinho. Dr Francisco foi um exemplo como Cirurgião Dentista, como Presidente da ACDBS e como ser humano ímpar que foi. Meus sentimentos a família e estou triste com a perda de um amigo ímpar”.



De Camisa Azul Clara, Dr. Francisco De Paula Gomes entre os Presidentes Dr. Walter Denari e Dr. Fernando Durval de Souza Brittoem 2003.
-
ACDBS decreta luto por três dias devido ao falecimento do Ex-Presidente Francisco de Paula Gomes
23 de junho de 2026
-
ACDBS apoia nova Pesquisa de Prevenção ao Câncer Labial agora voltado aos surfistas em parceria com a Unisa e Federação de Surf do Estado de SP
12 de junho de 2026
-
Missa de Sétimo Dia em memória do Dr. Wilson Thadeu Canaan
12 de junho de 2026
